A cidade de Itabuna foi uma das mais afetadas pelas fortes enchentes que causaram destruição no estado da Bahia. Milhares de pessoas ficaram desalojadas e a cidade ainda nem foi capaz de contabilizar todos os danos causados pelas chuvas.
Nesse tempo de grandes tragédias, o sul do estado dependeu muito da solidariedade das pessoas. Em todo o país, pessoas se mobilizaram para ajudar com doações e apoio, mas a região também acabou revelando heróis.
Essa é a história do pescador Jean de Oliveira, de 48 anos. Ele foi responsável pelo resgate de aproximadamente 120 famílias diretamente afetadas pela água. Sua história acabou chamando a atenção e virando reportagem do Fantástico.
Jean também conversou com a Veja, dando seu relato de forma comovente. O pescador contou que estava com o seu irmão quando decidiu usar a sua jangada para atuar no resgate dos moradores.
As crianças e os mais velhos não conseguiam atravessar a rua e lá íamos nós, embarcando todos para que completassem o que virou uma travessia. Cheguei a brincar dizendo que havíamos nos tornado um Uber aquático
Jean se tornou conhecido como herói na cidade, mas sua história também tem uma dose de tragédia. Enquanto atuava nas buscas, Jean torcia para que sua casa não fosse afetada. Infelizmente, não foi o que aconteceu.
Estava fazendo tudo isso no domingo, aí quando foi na segunda feira fui na minha casa e falei: Glória a Deus, está em pé. Só que quando eu cheguei, minha casa desabou