Durante o evento que marcou a apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, falou sobre as projeções sobre o salário mínimo.
No ano de 2023, o reajuste contou com o planejamento orçamentário do governo Bolsonaro e teve o valor acertado em R$1302. A partir do dia 1 de maio, o valor vai subir para R$1320, por articulação do atual governo.
Já para o ano de 2024, a expectativa do governo é retomar o reajuste com aumento real do salário mínimo. Isto é, quando o salário mínimo sobe acima do reajuste dos gastos.
No evento desta semana, Tebet falou sobre o assunto e garantiu o compromisso do governo em manter a política de reajuste com ganho real. A ministra ainda lembrou da promessa de campanha.
“Não há a menor chance de o presidente (Lula) no ano que vem não dar aumento real para o salário mínimo. O salário mínimo virá não só com aumento da inflação, mais o percentual permitido pelo espaço fiscal”, declarou Tebet.
A ministra ressaltou que o valor vai depender de muitos fatores, mas que o governo tem o compromisso de oferecer aumento real do salário.
No mesmo evento, Tebet ressaltou a importância do novo arcabouço fiscal para manter programas sociais.
Tebet foi candidata a presidência com um programa de centro-direita, mas apoiou Lula no segundo turno em oposição ao antigo governo.