Silvio Santos é o rosto, dono e cabeça pensante por trás do SBT desde que a emissora foi criada. O magnata é responsável por um verdadeiro conglomerado de empresas que giram em torno do Sistema Brasileiro de Televisão.
Apesar da idade avançada e dos boatos de uma suposta aposentadoria, Silvio não está nem um pouco interessado em vender a emissora. Chegou a ser noticiado anteriormente que o empresário havia dado “sinal verde” para seus representantes negociarem a venda, mas tudo não passou de uma estratégia para evitar a venda.
Ciente do valor de mercado da emissora, Silvio bateu o martelo e pediu R$1 bilhão pela empresa. Acontece que o SBT, discutem especialistas, não vale tudo isso, justamente pelo sistema criado por Silvio Santos, que gira em torno de suas empresas.
Como resultado? Silvio espera que o preço alto afaste investidores. No entanto, é verdade que um grupo de investidores teve interesse em comprar o canal. O grupo chegou a assuntar o valor e detalhes de um possível negócio, mas não deram prosseguimento as conversas, por causa do preço.
Essa não é a primeira vez que algum grupo manifesta interesse em comprar a emissora. No entanto, vender o SBT seria como perder o controle de uma peça-chave em seus negócios, fora que Silvio é apaixonado por TV.
Quem já falou disso uma vez foi Boni, ex-Globo, que também já tentou ser sócio da emissora e desistiu. “Não vejo como progredir (as negociações). Silvio Santos é muito receoso de perder o controle da emissora (…) Se eu não tivesse o controle acionário, pelo menos gostaria de ter controle sobre a programação. Não quero ir para lá como empregado. Tenho um grupo de investidores“, declarou na época.