Ter o cabelo cheio e volumoso é uma questão de enorme importância para muitos homens e mulheres. A calvície atinge naturalmente 50% dos homens em razão do hormônio masculino que causa a queda progressiva de cabelo.
A queda de cabelo por si só pode ser motivo de desespero. É comum que ao pentear o cabelo alguns fios saiam na escova ou no pente, mas se grandes quantidades de cabelo saírem de uma vez só ou se buracos aparecerem no couro cabeludo, isso pode ser sinal de doença.
Existem duas doenças relacionadas à queda de cabelo em grandes volumes como foi citado acima. São elas a alopecia areata e a alopecia androgenética e estão por trás da maioria dos casos de queda capilar.
Alopecia Areata
A Alopecia Areata pode ser a causa da queda excessiva de cabelo. Ela é mais comumente causada por problemas emocionais como ansiedade e depressão, mas também pode ser desencadeada por lesões ou infecções na região do couro cabeludo.
A alopecia areata não tem cura mas tem tratamento. É importante procurar um dermatologista pois ele irá lhe auxiliar sobre qual o melhor caminho a seguir, seja ele tópico ou através de implante
Alopecia Androgenética
É uma versão genética e hormonal da doença que também não tem cura. Ela é mais comum em mulheres em razão de se tratar de um desbalanço nos hormônios andrógenos. O tratamento é feito a partir de uso de anticoncepcionais, terapia antiandrogênica e loções tópicas.