Senado aprova fundo de estabilização do combustível e auxílio-gasolina; possível valor do auxílio é revelado

Senado Federal aprova fundo de estabilização objetivo é atenuar preços elevados ao consumidor

Em meio aos confrontos que ocorrem desde o dia 24 de fevereiro entre Rússia e Ucrânia, um grande número de países impuseram diversas sanções econômicas ao país invasor. Umas das consequências dessas sanções foi a disparada no preço do barril de petróleo.

Como o preço dos combustíveis no Brasil variam de acordo com o preço do barril no mercado internacional, desde o início da semana se discuti o aumento no preço dos combustíveis no Brasil. A alta no mercado internacional foi bastante expressiva.

Na tentativa de suavizar o impacto para os brasileiros, já que a defasagem no preço do combustível aqui no Brasil chega a 40%, o Senado federal aprovou nesta quinta-feira, dia 10 de março um projeto que cria a “Conta de Estabilização” dos preços de combustíveis.

A ideia do fundo, ou Conta de Estabilização, é cobrir uma parcela dos combustíveis derivados de petróleo para não repassar uma alta tão significativa aos consumidores.

Além deste fundo, o projeto contempla um benefício chamado auxílio-gasolina e o valor pago pode chegar ao valor de 300 reais. Com a aprovação no Senado Federal, o projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Segundo o relatório do senado Jean Paul Prates(PT-RN), o auxílio ficará limitado ao valor de R$ 3 bilhões de reais. Entretanto há uma vedação para que se for sancionado pele presidente, o pagamento do beneficiários acontecerá apenas após as eleições presidenciais que vão acontecer neste mês de outubro.

Escrito por

Paulo Machado

Colunista de portal de notícias dedicado a TV e Famosos, Curiosidades, Saúde Natural e Bem-estar, Finanças e Política Brasileira