Semana de 4 dias úteis pode se tornar uma grande realidade no Brasil; Algumas empresas já iniciaram o processo

Empresas como NovaHaus e Solpack Agronet reduziram as horas semanais de trabalho dos seus colaboradores.

Trabalhar apenas 4 dias úteis por semana e receber o salário integral provavelmente é o sonho de todos os brasileiros. Muitas pessoas nem imaginam, mas em alguns países esse modelo já virou realidade para muitos trabalhadores. Empresas localizadas nos países como Islândia, Japão, Emirados Árabes e Estados Unidos já tem adotado esse modelo de 32 horas de trabalho semanais há alguns anos.

Entretanto, a redução da jornada de trabalho voltou a ser palco de debate nos últimos meses. Um dos motivos que fizeram com que essa discussão fosse retomada foi a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Isso fez com que muitas pessoas parassem para refletir sobre a rotina de trabalho das pessoas. Na maioria das vezes essa rotina é muito intensa, sobrando pouco tempo para que os trabalhadores mantenham relações sociais com amigos e familiares.

Nos Estados Unidos a redução das horas de trabalho ficou conhecida como a “grande renúncia”, e só neste fenômeno 4,5 milhões de americanos decidiram sair ou trocar de emprego no ano de 2021.

De acordo com Bruna Capozzi, psicóloga do Instituto Meraki Saúde Mental, existem grandes benefícios para o funcionário quando a jornada de trabalho é reduzida. De acordo com a psicóloga quando o funcionário tem um dia a mais de descanso no final de semana isso se torna muito atrativo para o indivíduo. Isso proporcionará ao trabalhador mais tempo para que ele possa fazer alguma outra atividade de lazer que ele goste.

Empresa reduz jornada de trabalho para 4 dias úteis

A empresa NovaHaus, uma empresa de tecnologia, decidiu reduzir de 5 para 4 dias a jornada de trabalho, mas manteve o salário dos funcionários. A justificativa da empresa que está localizada em Franca, São Paulo, é que tal decisão contribuiu para que os funcionários aumentassem a sua produtividade.

Em Rio das Pedras, cidade localizada no interior de São Paulo, a empresa Solpack Agronet decidiu reduzir a jornada de trabalho de 8 para 6 horas, manteve o salário e viu a produtividade aumentar em 25%. Embora a carga horária dos funcionários tivesse diminuído, a produtividade aumentou, gerando maiores lucros para a empresa.

A expectativa é de que outras empresas também adotem jornadas de trabalhos mais curtas para os seus colaboradores.

Escrito por

Wel Teodoro

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.