Tiago Dias é o novo prefeito da cidade de Jacubina, ao norte da Bahia, e suas primeiras ações como tal já deram o que falar. Ele, que é agricultor, compareceu a cerimônia de posse montado em um boi. Em entrevista, Tiago falou em “dar exemplo”.
Sobre as atitudes tomadas ainda na primeira semana de mandato, Tiago assumiu a postura de que o gestor público deve se comportar como o trabalhador, dando exemplo e respeitando a condição dele e dela. Em seu discurso, ele faz questão de se referir a homens e mulheres trabalhadores.
Em decisão já publicada no Diário Oficial, o prefeito reduziu em 92% seu próprio salarial. No fim do ano, o valor poupado será de cerca de R$170 mil. O cargo, em Jacubina, pagava R$15 mil e agora vai pagar apenas um salário mínimo.
O dinheiro poupado já tem destino, ainda de acordo com as declarações do novo gestor. Dias garante que o dinheiro será investido em instituições locais que atuam no acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade socioeconomica.
As decisões, garante Dias, serão tomadas rapidamente para que o dinheiro já comece a ser usado. “A gente vai cuidar disso até o final do mês”, afirma. A redução ainda não afeta outros setores do serviço público, já que foi tomado apenas em relação ao próprio salário de prefeito.
Tiago Dias é filiado ao PC do B e evitou falar sobre a proposta de redução durante a campanha, “para não ser demagogo”.