Sandy Leah, Sandy Lima ou apenas Sandy, é uma das personalidades mais famosas e celebradas do Brasil. Cantora, compositora, atriz e produtora, Sandy começou a carreira muito cedo ao lado do irmão, Júnior, e conquistou o Brasil todo.
Por ter crescido diante dos holofotes, poucos são os aspectos de sua carreira que não sejam conhecidos pelo público. Seu rosto e sua voz são conhecidos em todas as partes do país. Ainda assim, ela consegue manter uma vida discreta e longe das câmeras.
Para se ter ideia, mesmo no auge do sucesso, Sandy conseguiu tempo para se formar em Letras pela PUC Campinas. Ela não compareceu a formatura, mas realizou o curso e não se envolveu em polêmicas, nem das mais pequenas.
A carreira como atriz começou de forma bastante natural, como um passo esperado. Sua primeira aparição na TV foi em 1991, mas só em 1999 ela precisou de fato atuar. Os irmãos interpretaram a si mesmos, mas em histórias fictícias, na série “Sandy e Junior”.
Foram 4 temporadas de sucesso pela Rede Globo e, logo em 2001, Sandy foi convidada para participar de um projeto mais ousado. Intitulado “Estrela-Guia”, a minissérie foi algo completamente novo para a emissora e marcou uma transição na carreira de atriz da cantora.
Apesar do sucesso, especialmente com o público mais jovem que seguia todos os passos dos irmãos, Sandy recebeu críticas não tão positivas sobre sua performance como atriz. Ela participou de alguns filmes, inclusive como dubladora, e alguns outros programas de TV.
Embora priorize a carreira na música, Sandy revelou o desejo de voltar a atuar e pediu por convites. A revelação foi feita durante uma Live que realizou ao lado do irmão para falar da estreia da série documental dos dois.
O projeto conta sobre a trajetória dos irmãos e o fenômeno que foram durante a década de 90 e os anos 2000 principalmente.