Até a manhã de hoje, Ricardo Santa Ritta era secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió. A prefeitura decidiu pelo desligamento do então secretário depois de uma publicação no twitter, que acabou tendo uma péssima repercussão.
Em Caruaru, um jovem foi expulso de dentro de uma loja ao ser notado usando uma faixa nazista no braço esquerdo. Clientes da loja se incomodaram e acionaram a segurança, que encaminhou o rapaz para fora.
Pelo twitter, Ricardo Santa Ritta expressou surpresa ao “descobrir” que o uso de suástica é proibido no Brasil. “Hoje descobri que usar qualquer elemento com a ‘suástica’ é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”, escreveu.
O então secretário é bacharel em Direito, o que adicionou ainda mais elementos as críticas contra o posicionamento adotado no twitter. Ritta foi criticado por uma avalanche de internautas, o mal-estar levou a última consequência.
Ritta ainda pode sofrer uma outra consequência por sua fala no twitter. O ex-secretário é filiado do PDT e pode acabar sendo desligado do partido. “É inaceitável em qualquer expressão política democrática, e faremos o que for necessário para que o Ricardo Santa Ritta seja prontamente expulso do PDT”, declarou o advogado Geraldo Carvalho.
Mais tarde, diante da repercussão negativa sobre o fato, Ritta tentou se manifestar de novo e minimizar a fala. O então secretário afirmou que não sabia sobre a lei e que apenas estava surpreso com a descoberta. Ritta também se desculpou por quem tenha se incomodado.