Muitas pessoas pensam que basta beber água para manter os rins saudáveis, porém, é necessário muito mais que isso para garantir a perfeita saúde do órgão responsável por filtrar os nutrientes e substâncias presentes no organismo.
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), nos próximos 10 anos a doença renal crônica poderá ser a 5ª maior causa de morte no mundo todo.
Para prevenir a doença renal crônica é importante manter o peso ideal, evitar o sedentarismo e não abrir mão de uma alimentação saudável.
Sinais e sintomas de alerta para doença renal:
- Alterações na cor e volume da urina
- Anemia
- Boca seca
- Dores constantes nas costas
- Cansaço constante e sem motivo
- Alteração nos níveis de glicose;
- Edemas principalmente nas pernas e pés
- Alteração da pressão arterial
- Diabetes descompensada
- Coceira em várias partes do corpo
- Perda do apetite
- Insônia
- Tontura constante
- Náuseas
- Vômitos
A seguir veja a prevenção contra as doenças renais.
Prevenção
O controle da pressão arterial e diabetes podem ser o ponto de partida para prevenir as doenças renais que podem provocar a insuficiência desse órgão vital.
Como mencionamos mais acima, é fundamental cuidar da alimentação, evitando alimentos gordurosos, mantendo a baixa ingestão de açúcar e sal, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar o tabagismo e praticar atividade física ao menos três vezes ao dia.
Tratamento
A doença renal crônica pode ser tratada com controle da dieta associada a medicações prescritas pelo médico nefrologista, em casos extremos o paciente poderá ser encaminhado para diálise ou entrar na fila de transplante de rins.