Se você pisar nesta criatura, busque ajuda, sua saúde pode entrar em colapso

Saiba como não se tornar vítima desta criatura.

A natureza é maravilhosa, mesmo com todo o avanço da tecnologia e com pesquisas realizadas durante centenas de anos, ela ainda reserva muitos mistérios.

Alguns animais são perigosos e embora muitas vezes pareçam inofensivos podem causar danos severos a saúde, como é o caso do ouriço-do-mar.

O Brasil tem milhares de quilômetros de litoral, são belas praias, lindas enseadas que convidam para um delicioso banho de mar.

Em todo o litoral brasileiro é possível encontrar o ouriço-do-mar, este ‘bichinho’ que muitas vezes fica camuflado na areia, nas pedras, nos corais entre outros locais.

Os ouriços-do-mar são revestidos por grandes espinhos e na maioria das vezes são cobertos por veneno. Se você tocar ou pisar em um ouriço-do-mar terá uma lesão profunda e extremamente dolorosa.

Na maioria das vezes os espinhos rasgam a pele, causam dor crônica e pode causar infecções severas caso os espinhos não sejam retirados, além de provocar dores musculares, nas articulações e erupções cutâneas.

Por isso os espinhos precisar ser retirados imediatamente, você pode contar com o vinagre para auxiliar a expelir os espinhos do ouriço-do-mar, pois eles se dissolvem com banhos e compressas com vinagre.

Para os espinhos que estão mais profundos na maioria das vezes se faz necessário a remoção cirúrgica. Sem tratamento os espinhos podem migrar de um local para outro e causar sérios danos a saúde, como por exemplo, encravar em nervos , ossos, no coração e até mesmo provocar lesão nodular granulosa.

É preciso ficar bastante atento ao local da lesão caso aconteça alterações na pele, como vermelhidão, pus e dor continua, neste caso procure o médico imediatamente.

Reações alérgicas graves

Por causa do veneno encontrado em algumas espécies é preciso ficar em alerta pois fortes reações alérgicas podem acontecer, entre elas estão:

  • Dificuldades para respirar;
  • Inchaço na língua;
  • Inchaço dos lábios;
  • Urticária;
  • Dor no peito;
  • Vermelhidão na pele;
  • Náuseas;
  • Tonturas.

Caso qualquer destes sintomas apareçam após se ferirem ao ter contato com o ouriço-do-mar, procure um médico imediatamente.

 

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.