Se o Brasil entrasse em guerra quem seria convocado para batalha?

Desde que a Russia invadiu a Ucrânia que o mundo está assombrado com a guerra.

A guerra na Ucrânia deixou todos perplexos. Enquanto as tropas russas avançam pelo território ucraniano, homens com idade entre 18 e 60 anos são proibidos de deixar o país, fazendo com que muitas famílias se separassem.

Com todo este conflito é normal que se pondere o que aconteceria se o Brasil entrasse em uma guerra, quem seria convocado e quais seriam as implicações para as leis e o funcionamento do país.

Este cenário trata-se de uma situação hipotética, já que as chances de o Brasil se envolver em um conflito bélico são bem pequenas. Historicamente, o nosso país não participou de muitos conflitos fora de seu território, muito embora tenha enviado soldados para as grandes guerras.

Quem seria chamado primeiro caso o Brasil entrasse em guerra?

A decisão de participar de uma guerra cabe às instituições federais, de forma mais específica, somente a União pode decidir participar de um conflito armado. O presidente da República não toma esta decisão sozinho, no entanto, precisando da chancela do Congresso Nacional.

Os militares na ativa seriam os primeiros convocados. São aqueles que fazem parte das Forças Armadas, ou seja, Marinha, Exército e Aeronáutica, ou das forças auxiliares, como a Polícia Militar.

Quando aqueles que fazem parte da ativa se esgotarem serão chamados os reservistas, que são todos aqueles que em algum momento se aplicaram para fazer parte da reserva militar. A convocação começa pelos mais novos e segue até os mais velhos.

 

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.