A sarcopenia é uma condição que leva à perda progressiva da massa muscular associada à perda da força muscular e redução do desempenho físico, o que significa que a massa muscular vai se desgastando e a força vai sendo perdida.
As sequelas por causa da COVID-19 são capazes de alterar drasticamente a vida do paciente dependendo do grau de seriedade da doença. Aqueles que contraíram a doença antes de poder se vacinar completamente foram as que mais sofreram com as sequelas.
Pesquisa feita pelo Hospital Sírio-Libanês com publicação na revista “Frontiers in Physiology” revela que, entre os pacientes infectados pelo vírus, a perda de massa muscular da coxa chegou a 3,7% num período de 24 horas.
A perda de força muscular ocorre em detrimento de alguns fatores como o tempo de internação no leito, ventilação mecânica ou diálise, medidas invasivas que sejam necessárias, além de fatores relacionados com a própria ação do vírus no organismo.
Um especialista explica que não é só quem tem ou teve covid que está exposto a esse mal. Pacientes que passam por procedimentos médicos semelhantes a aqueles aos quais pacientes de covid foram submetidos também podem desenvolver esse mal.
Ele ressalta que a sarcopenia acontece naturalmente em função do envelhecimento dos músculos e seus mecanismos de reparação, bem como de todo o corpo. Fala ainda que mulheres estão mais propensas a doença e razão de alterações hormonais.
Cuide bem da sua saúde!