Exercícios físicos são importantes para a saúde e sempre foi assim. Até mesmo médicos recomendam a prática de exercícios físicos, para manter o corpo ativo e saudável. A OMS, por exemplo, recomenda caminhadas de 30 minutos diários.
Uma coisa que ninguém sabe é que existe uma prática que pode trazer benefícios ao corpo e a mente, sem que seja necessário grande esforço. Essa atividade é muito comum para crianças, mas perdemos o hábito com o tempo.
Você provavelmente já “andou pra trás” quando era criança. Muitas vezes essa é uma diversão por si mesma. Mas sabia que “andar pra trás” pode ser bom para a saúde? É isso mesmo e o motivo é até simples de entender.
Uma das principais reações do corpo diante da atividade de “andar para trás”, ou “andar de costas”, é a ativação cerebral. Quando você anda dessa forma, seu cérebro leva um tempo para se “reajustar”, o que o faz trabalhar.
Outro benefício que essa atividade produz é o aumento do equilíbrio, que pode ser sentido. Mas é importante também ter cuidado com alguns pontos, especialmente para evitar acidentes dessa forma.
Em primeiro lugar, não é preciso fazer a atividade por muito tempo. Bastam alguns minutos ao dia e o exercício pode ser feito dentro de casa, basta ter cuidado com o seguinte:
- evite locais com irregularidades no terreno, ou obstáculos
- evite olhar para trás e mantenha o pescoço reto, assim como a coluna
- não é necessário correr, basta caminhar normalmente.