A Rússia segue em sua cruzada contra a OTAN no leste europeu, mas agora também sinalizou que não vai tolerar o avanço da organização para o norte da Europa. Suécia e Finlândia foram oficialmente ameaçadas.
Tudo começou depois que o presidente ucraniano usou as redes sociais para agradecer ao apoio que alega ter recebido da Suécia. Em nota, o presidente agradeceu a colaboração que o país escandinavo tem oferecido.
Além disso, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, também sinalizou uma possível adesão dos dois países. Publicamente, Jens convidou Finlândia e Suécia a participar de uma reunião virtual da OTAN para discutir a situação ucraniana.
Temendo que os países passem a integrar a OTAN, a Rússia já se manifestou e ameaçou fortes retaliações contra os os dois países. A Rússia já sinalizou que não vai ficar calada diante de novos avanços da OTAN em território europeu.
A invasão da Rússia contra a Ucrânia esta intimamente ligada a aproximação do país à interesses ocidentais. A Rússia acredita que o país esta sob uma agenda impulsionada por interesses da OTAN, isto é, os Estados Unidos.
Do outro lado, os EUA acusa a Rússia de querer restaurar a ordem da União Soviética. Em comunicado oficial, Biden acusou a Rússia de ter ideais imperialistas e defendeu a diplomacia, ao mesmo tempo que endureceu o discurso e afirmou que vai defender os países aliados e membros da OTAN. Biden também descartou as chances de entrar na Ucrânia para combater militares russos.