O presidente Putin autorizou que as tropas russas atacassem a Ucrânia, assim iniciando um novo conflito. Diante disso, muitos passaram a se perguntar se o que a Rússia começou, teria chances de se tornar uma Guerra Mundial. Neste artigo, é explicado um pouco mais sobre quais são as intenções da Rússia e se isso pode levar a algo maior ou não.
Os Estados Unidos e o Reino Unido, assim que observaram a potência da Rússia para invadir a Ucrânia, tiraram todos os seus conselheiros militares do país.
Os EUA não possuem intenção de atacar a Rússia, pois isso certamente geraria um conflito muito maior.
“É uma guerra mundial quando americanos e russos começarem a atirar uns nos outros”, chegou a dizer Joe Biden, garantindo que não enviaria tropas militares americanas ao local de forma alguma.
Apesar disso, ainda existe um medo do quanto Putin pretende estender a invasão na Ucrânia, pois isso poderá afetar outros países e se caso a Rússia ameaçar algum país que é membro da Otan, a aliança militar ocidental é obrigada a defender o Estado que está sendo atacado.
Outros países do leste Europeu, como a Estônia, Letônia, Lituânia ou Polônia, já estiveram sob o domínio russo e são todos países que fazem parte da Otan atualmente.
Recentemente, a Otan já agiu e enviou reforços de forças militares para esses países.
Então, enquanto não houver conflito direto entre a Otan e a Rússia, as chances de uma terceira Guerra Mundial são muito baixas.