O senador da República e ex-jogador de futebol, Romário (PL-RJ), está internado no Hospital Copa Star, no bairro de Copacabana, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Ele passou por uma cirurgia de emergência nesta última quinta-feira (9) e segue internado para observação e recuperação.
Romário, que está com 55 anos de idade, foi submetido a uma cirurgia para a retirada da vesícula. A cirurgia aconteceu com sucesso e no fim da manhã ele já estava se recuperando e sendo observado pela equipe médica. Segundo a assessoria de imprensa, a alta do jogador deve acontecer nos próximos dias.
No final do ano de 2016, Romário precisou fazer uma cirurgia de redução do estômago para controlar o diabetes alto. Ele teve uma perda rápida de peso por conta de uma gastrectomia vertical seguida de interposição ileal.
Essa é uma cirurgia que ainda era experimental há cinco anos, tal procedimento permitiu a redução do estômago do jogador e reposicionou o seu intestino. Até o momento a equipe não deu mais detalhes sobre o atual estado de saúde dele, apenas que segue em observação.
A cirurgia para a retirada da vesícula biliar é indicada para pacientes que a possui inflamada, tem pedras ou câncer. É feita através de um único corte na região do abdômen, ou feita através de uma cirurgia menos invasiva com quatro pequenos furos na região da barriga e abdômen, chamada laparoscopia.