Neste ano, uma das noticias mais aguardadas pelos brasileiros foi a desobrigação do uso de máscara facial nos espaços abertos e fechados das cidades. Pouco a pouco os estados e cidade foram liberando os cidadãos da obrigatoriedade das máscaras.
Entretanto, neste final de maio, esta se constatando um aumento de casos de covid em diversas regiões do país. Nesta terça, dia 31 de maio, De acordo com matéria publicada no portal G1, o governo de São Paulo deve voltar a recomendar o uso de máscara em locais fechado.
Essa recomendação foi feita nesta terça após reunião do Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde de São Paulo.
Esta decisão pela recomendação acontece em meio a uma alta de 120% de internações por covid neste mês de maio.
É importante ressaltar que a recomendação, por enquanto, não significa que o uso será obrigatório, as prefeituras dos municípios do estado poderão transformar a recomendação do comitê em uma determinação.
Além desta recomendação, o comitê também alertou às pessoas que estão no grupo de risco para que usem a máscara facial até mesmo em lugares abertos para que possam mitigar os risco de se infectar com o coronavírus.
A obrigatoriedade do uso das máscara em ambientes fechado no estado de São Paulo terminou no dia 17 de março porém ainda é obrigatório em ônibus, metrô, trens, hospitais, unidades de saúde e consultórios. Nas escolas o uso passou a ser opcional.