Refluxo gastroesofágico: fatores de risco, sintomas e como parar com a queimação

Tudo sobre o refluxo e quais são as indicações para não sentir mais os sintomas.

De acordo com uma pesquisa realizado por uma associação brasileira, cerca de 30% das pessoas de nosso país sofrem com um problema identificado como refluxo gastroesofágico. O problema incluí sintomas bem irritantes, como azia, má digestão e queimação na parte interna do tórax. Além disso, pode causar um desconforto intenso e duradouro. Outros sintomas como tosse e rouquidão também costumam ser relatados.

Muitas vezes, este refluxo é causado pelo excesso de consumo de alimentos industrializados e com uma alta quantidade de calorias. Está certamente é uma das principais causas para o problema.

“A combinação de comidas pesadas, refeições em grande quantidade, fora de hora, e o excesso do consumo de bebidas alcoólicas, não é adequada”, contou o médico Samuel Okazaki, que é cirurgião especializado na parte digestiva do corpo humano.

Fatores de risco da doença

Obesidade

Hérnia de hiato

Comer muito antes de se deitar

Comer muito rápido e mastigar pouco

Fumar

Beber muitas bebidas alcoólicas

Estar grávida

Abusar do consumo de chás, como o preto, o mate.

Abusar de bebidas que contém gás, como refrigerantes.

Os sintomas 

Os sintomas mais relatados são a sensação de que o estômago está queimando, como a azia, ter um gosto amargo na boca e vomitar também é uma reclamação frequente dos pacientes. Dor, tosse e rouquidão também são relatados.

O que não fazer quando sentir o refluxo 

Não se automedique, não continue a beber bebidas alcoólicas, evite fumar, não se deite após comer muito e mastigue bem.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.