As declarações de Sikera Jr. durante o Alerta Nacional, atacando a comunidade LGBT, estão dando resultado. O apresentador do programa fez declarações pesadas ao comentar um comercial da rede de fastfood Burguer King.
Sikera já é conhecido por declarações homofóbicas, não foi novidade. Dessa vez, ele associou a homossexualidade à pedofilia e chamou a comunidade de “raça desgraçada”. Pouco tempo depois, patrocinadores se manifestaram.
Uma das empresas a anunciar o desligamento foi a MRV, uma construtora que há bastante tempo costumava anunciar no programa. A empresa, que pertence ao dono da CNN Brasil, Rubens Menin, também se posicionou por meio de um comunicado.
“A MRV acredita na diversidade e não compactua com qualquer forma de preconceito. O programa Alerta Amazônia/Nacional já não faz mais parte dos nossos planos de mídia“, afirma a nota. A construtora não foi a única.
O movimento começou após as marcas serem cobradas por um perfil nas redes sociais, que compilou várias vezes em que Sikera foi homofobico. Em um episódio, o apresentador chega a questionar “já pensou ter um filho viado e não poder matar?”.
“Já pensou ter um filho viado e não poder matar?"
"Raça desgraçada"
"Vocês são nojentos"E QUEM PAGA ESSA CONTA? Ajude-nos a alertar as empresas para que nesse Dia Internacional do Orgulho LGBT façamos mais do que trocar a foto do perfil!✊🏽🏳️🌈#DesmonetizaSikera pic.twitter.com/JfMxXXOQnj
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) June 28, 2021
Além da MRV, Nivea, Tim, Magazine Luiza e HapVida também anunciaram a suspensão do patrocínio com o programa. A movimentação afeta diretamente os cofres da redeTV, que apostou alto para manter Sikera Jr., pagando um dos maiores salários da TV.
Nem todas as marcas anunciavam no programa, mas tinham anúncios vinculados as redes de Sikera Jr. e do programa Alerta Nacional, como é o caso do Magazine Luiza, que se manifestou. “O Magalu é contra qualquer forma de LGBTfobia e nunca admitiremos isso“, afirmou um comunicado, que confirmou ainda o bloqueio dos anúncios.