Circula nas redes sociais um vídeo onde um rapaz aparece sendo colocado para fora de uma loja por seguranças do estabelecimento. O rapaz em questão não foi identificado, mas aparece com um moletom e calças pretas, mas o que realmente gerou a situação foi uma faixa usada no braço.
Branco, o rapaz aparece com uma faixa no braço esquerdo em que traz a suástica nazista. O símbolo é um dos maiores símbolos de ódio em todo o mundo e possui limitação de circulação em vários países, inclusive no Brasil.
Nem todo mundo parece saber, mas é crime ostentar símbolos nazistas no Brasil. O artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, determina pena de multa e reclusão de até 3 anos para quem promover ou divulgar o nazismo.
Portar tais símbolos é permitido apenas em casos específicos, como para fins educativos, como em aulas de história, por exemplo. No caso gravado em Caruaru, Pernambuco, o rapaz usava o símbolo de forma orgulhosa, promovendo a suástica.
Segundo informações, a segurança foi acionada por clientes da loja que se sentiram incomodados com a presença do rapaz e a promoção do nazismo. Os seguranças então conduziram o rapaz para fora do estabelecimento, mas nenhum boletim de ocorrência foi registrado.
O vídeo tem gerado muita repercussão nas redes sociais e muita revolta. O nazismo é reconhecido como responsável por um dos maiores genocídios da história e promove ideias discriminatórias, como racismo e supremacia.
Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!