Rafinha Justus não tem síndrome como muitos pensam e condição se descobre apenas após o parto

Ela não tem síndrome.

Rafella Justus é filha de Ticiane Pinheiro e Roberto Justus. Desde que ela chegou ao mundo, sua aparência chamou atenção de muitas pessoas. E ao contrário do que uma boa parte pensa, Rafinha, não tem nenhuma síndrome. Ela tem uma condição que se chama estenose crânio-facial.

Em meados de 2012, quando ela tinha apenas 2 anos de idade, Rafinha, precisou passar por um procedimento cirúrgico para evitar que ela tivesse um maior comprometimento no desenvolvimento de seu organismo. A cirurgia foi para corrigir uma assimetria óssea, assim evitando que ela tivesse um crescimento bucal, maxilar ou facial fora do normal.

A condição afeta o crânio da criança. E acontece quando as articulações fibrosas entre os ossos e o crânio acabam fechando de maneira precoce. E devido a este fechamento, o bebê acaba desenvolvendo um crânio de tamanho anormal.

Os sinais costumam ser perceptíveis logo ao ocorrer o nascimento da criança. Contudo, conforme ela vai crescendo, fica ainda mais visível.

A gravidade depende do quanto foi fundido.

Confira abaixo alguns sintomas:

Crânio sem simetria

Olhos mais afastados

Olhos saltados para fora

Pouco espaço entre o nariz e a boca

Crescimento pouco ou nulo da cabeça do bebê

O tratamento desta condição é exclusivamente cirúrgico. Se a criança não tiver o tratamento adequado, ela pode ter o seu desenvolvimento cognitivo comprometido ou ainda pode ter alterações em sua visão, por conta da deformidade das órbitas.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.