Wilson Issao Koressawa foi o homem responsável por pedir a prisão do comunicador William Bonner. Wilson chegou a trabalhar como juíz pelo Tribunal de Justiça do Amapá. Além disso, atualmente, ele se encontra aposentado com uma renumeração de mais de 20 mil reais por mês. Wilson se aposentou como promotor de Justiça.
Durante sua carreira como advogado, ele chegou a colecionar diversas polêmicas. Os juízes consideraram os seus pedidos confusos, descabidos e que inclusive, contava com notícias falsas e teorias conspiratórias.
O fato chama atenção, visto que Wilson não tem demonstrado um bom desempenho em sua atuação como advogado, mesmo que já tenha ocupado cargos com uma maior importância e uma maior exigência.
Em 1994, ele passou em sétimo lugar no concurso para juiz. Seis anos depois, chegou a ser exonerado da função. O pedido teria ocorrido por ele próprio.
Ele chegou a ser nomeado como promotor de Justiça e se aposentou em 2011, alegando invalidez.
Entenda a polêmica com Bonner
O advogado entrou com um pedido de prisão para William Bonner, alegando que ele estava defendendo a vacinação contra a COVID-19. Ele ainda disse que o jornalista estaria cometendo outros crimes, como estar induzindo as pessoas a cometer suicídio, envenenamento da água e até mesmo de causar uma epidemia.
Koressawa já chegou a entrar com uma ação popular em meados de 2020 para a retirada de todos os Ministros do Supremo Tribunal Federal, alegando que eles queriam destruir o governo de Jair Messias Bolsonaro.