Desde antes do resultado das urnas, já havia um questionamento sobre como seria a cerimônia de posse. Isso porque o então presidente, Jair Bolsonaro, já havia deixado claro que não entregaria a faixa presidencial à Lula.
Com a vitória de Lula nas eleições, essa dúvida se manteve até o último domingo (01), quando a cerimônia de posse aconteceu. Lula optou por receber a faixa das mãos de civis, simbolizando o povo brasileiro.
As identidades das pessoas escolhidas para esse momento simbólico foram reveladas:
Aline Sousa
Última pessoa a tocar na faixa e coloca-la no presidente, Aline trabalha na Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores, do Movimento Nacional de Catadoras e é a terceira geração de uma família de catadores no DF.
Cacique Raoni
Aos 90 anos, o cacique kayapó é um grande líder indígena e também defensor do meio ambiente. Atuante na defesa da preservação, se tornou desafeto do ex-presidente Bolsonaro.
Weslley Viesba Rodrigues Rocha
Aos 36 anos, Weslley foi metalúrgico assim como Lula e hoje é DJ.
Murilo de Quadros Jesus
Formado na Universidade de Tecnológica Federal do Paraná, ele é professor de letras.
Jucimara Fausto dos Santos
Juciamara é paranaense e participou do movimento Lula Livre, que acompanhou a prisão do presidente. Ela trabalha no ramo da culinária.
Ivan Baron
Conhecido nas redes sociais pela militância anticapacitista, Ivan teve meningite viral quando tinha apenas 3 anos e sofreu sequelas que o deixaram com limitações motoras em decorrência de paralisia cerebral.
Flávio Pereira
Assim como Jucimara, Flávio também esteve no movimento Lula Livre. Paranaense, ele é artesão.
Francisco
O menino foi a única criança escolhida. Ele é nadador e já atua em competições de natação como grande destaque. O menino tem 10 anos e seu sobrenome não foi divulgado.