A aplicação da vacina contra a covid-19 começou no Brasil e, com isso, muitas dúvidas surgiram entre a população. Por isso, fique atento para as explicações abaixo:
Quem sofre de doenças crônicas pode se vacinar?
Essa é uma dúvida comum, mas que precisa ser respondida para que se combata a desinformação. Pessoas com doenças graves, tais como asma, diabetes e câncer, devem ser vacinadas. Os estudos apontam que os imunizantes aprovados pela Anvisa são seguros.
Devo pagar alguma coisa para receber a vacina?
Não! Assim como todas as vacinas de uso obrigatório em território nacional, as vacinas contra a covid-19 vão ser distribuídas de forma gratuita, pelo SUS. É importante saber disso para não cair em golpes e denunciar irregularidades.
Mesmo depois de receber a vacina, eu posso ter coronavírus?
Sim! A vacina é eficaz contra o vírus, mas estudos revelam que a imunização não é de 100%. Além disso, o maior risco de contágio é nos dias diretamente após a vacinação. Para que o imunizante atinja seu efeito máximo, são necessários alguns dias e, no caso de duas doses, esse tempo pode chegar a um mês. Então, mesmo depois de receber a vacina, não abra mão das medidas de segurança.
Quem tem alergia, vai poder vacinar?
Neste caso, é importante consultar um médico para saber exatamente qual exatamente é o seu caso. Reações alérgicas graves as vacinas são consideradas muito raras, mas é importante se consultar com um profissional.
Quem já teve a doença, vai receber a vacina?
Sim! Estudos apontam que quem já teve a doença tem, em média, cerca de 5 meses de imunidade. Esse tempo pode variar e já há casos de reinfecção. Sendo assim, é fundamental que a vacina seja tomada mesmo por quem já teve a doença.