Quem era Voltaire Porto, ex-apresentador encontrado sem vida em casa; polícia suspeita que ele tenha tirado a vida

Voltaire Porto era considerado um excelente comunicador, generoso, criativo e bem-humorado. Na noite desta terça-feira (13), a notícia da morte do jornalista e apresentador, de 47 anos, caiu como uma bomba no meio jornalístico brasileiro.

O jornalista foi encontrado morto dentro da sua casa, na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Voltaire Porto ficou bastante conhecido no meio por ter apresentado os telejornais ‘Cidade Alerta’ e o ‘Balanço Geral’, programas que foram ao ar através da TV Record, no Rio Grande do Sul.

A morte de Voltaire Porto foi confirmada pela Rádio Guaíba, onde o jornalista trabalhava atualmente.

O comunicador se formou em Jornalismo no ano 2003, entretanto, Voltaire Porto começou sua carreira da TV alguns anos antes, no ano de 1998, ele se tornou apresentador do programa Radar, da TVE Rio Grande do Sul.

No ano de 2007, o jornalista foi contratado pela TV Record, onde trabalhou até o último mês de março de 2022, quando foi demitido pela emissora após 15 anos de serviços prestados.

Colegas de trabalho de Voltaire Porto lamentaram a morte e elogiaram a postura do jornalista. O jornalista era unanimidade entre os amigos, por ser uma “pessoa do bem, leal e companheira”.

“Eu perdi mais do que um colega de trabalho, eu perdi um amigo de verdade. Voltaire era generoso, estendia a mão. Se hoje eu sou apresentador é porque comecei como repórter com o Voltaire Porto”, afirmou Alexandre Gamón, que é um dos apresentadores da TV Record RS, que estava visivelmente comovido.

Entretanto, os jornalistas que conviviam mais de perto com Voltaire Porto, afirmaram que ele vinha enfrentando uma grande luta contra a depressão. Não há informações sobre velório e sepultamento do jornalista.

Peça ajuda

Caso você esteja passando por momentos difíceis ou mesmo tendo pensamentos suicidas, procure ajuda especializada junto o Centro de Valorização da Vida (CVV), onde existem pessoas capacitadas para te ouvir e te ajudar, 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.