A noite desta quinta-feira (01) começou a assustadora notícia de um atentado contra a vida de Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina. Segundo as informações das autoridades do país, Cristina passa bem, apesar do susto.
As autoridades também confirmaram já ter sob custódia o autor do ataque, um homem de 35 anos de nacionalidade brasileira. O homem foi identificado como Fernando Andres Sabag Montiel, nascido em São Paulo, mas filho de pai chileno e mãe argentina.
Segundo as informações da mídia local, Montiel vive na Argentina desde a década de 90 e atualmente trabalha como motorista de aplicativo. Ele já tem passagem por contravenção, quando foi detido com uma faca, em 2021.
Ainda segundo informações das autoridades do país, a arma usada no crime foi uma Bersa de calibre .380. Contrariando as especulações de que pudesse ser um simulacro, as autoridades ainda confirmaram que a arma estava carregada com 5 balas.
Agora o país espera esclarecer a motivação do suspeito, quais eram suas intenções e se o ataque era direcionado apenas contra Kirchner. “Agora a situação tem que ser analisada pelo nosso pessoal da perícia para avaliar os traços, a capacidade e disposição que essa pessoa tinha“, diz um comunicado da juíz que cuida do caso.
Kirchner tem recebido apoio de milhares de pessoas pelo país enquanto enfrenta um julgamento que pode condena-la a 12 anos de prisão. Ela chegava em casa quando foi alvo do ataque.