A queda de cabelo não é um problema novo para a maioria das mulheres. No entanto, durante a pandemia da covid-19, este problema tem se tornado ainda mais recorrente. Isto porque, segundo alertam médicos, o enfraquecimento dos fios é uma das sequelas da doença.
Além da própria ação do vírus, que ainda guarda muitos mistérios da medicina, o período tem gerado um aumento considerável de estresse para a maioria das pessoas, o que acarreta baixa da imunidade, deficiência vitaminica, alteração na alimentação, no sono… Uma bomba de problemas.
Cabelos danificados, e agora?
Uma das primeiras coisas a entender é que, nem sempre, produtos tópicos vão resolver o problema. Sejam produtos industrializados ou misturinhas caseiras, é bom estar atento porque o problema pode estar no organismo.
Muitas pessoas vão precisar visitar um dermatologista e fazer um verdadeiro check-up, para entender onde está a raíz do problema. Uma boa dica é prestar atenção na alimentação e na qualidade do sono, procurar adotar medidas para favorecer estes dois pontos importantes.
Pode parecer bobagem, mas a queda de cabelo em excesso indica que algo não está bem no corpo. Por isso, talvez seu médico até mesmo receite alguma medicação – a depender dos resultados dos exames.
Por isso, não caia em cilada com receitas milagrosas. Cabelo é um assunto sério e a recuperação dos fios começa de dentro para fora. Para se ter ideia, um cabelo saudável precisa de um equilíbrio de micro e macro nutrientes, como: ferro, aminoácidos, zinco, ácido fólico, cistina, biotina (vitamina B7), outras vitaminas do complexo B (exemplo: B5), vitamina E, silício, vitamina D, além de água.