A maioria das pessoas passavam por episódios que infringe dores nas costas. Segundo as informações repassadas pelo portal ‘Metrópoles’, entre 60% e 70% da população que vive em países industrializados vai em algum momento reclamar de dores nas costas.
Entretanto, nem sempre as dores nas costas se devem a postura, ou mesmo há algum tipo mau jeito, as causas podem ser muito mais graves do que você pode imaginar.
Por ser muito comum, as dores nas costas geralmente são ignoradas o que dificulta ainda mais o diagnóstico precoce de um tipo de câncer conhecido como mieloma múltiplo.
Este é o segundo tipo de neoplasia hematológica, ou seja, do sangue mais comum em todo o mundo. Somente no Brasil cerca de 7,6 mil novos casos são descobertos anualmente.
Sintomas
Os sintomas mais comuns do mieloma múltiplo que podem ser facilmente confundidos com outras enfermidades de menor gravidade.
No caso do mieloma múltiplo, acontece uma multiplicação desordenada das células plasmáticas que se trata de um tipo de glóbulo branco um dos principais responsáveis pela produção de imunoglobulinas (IgA, IgM, IgG).
A redução da produção das hemácias provoca uma série de sintomas como por exemplo:
- Anemia;
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Palidez;
- Falta de ar;
- Palpitações;
- Emagrecimento;
- Dores nas costas, em especial na região bombar;
- Perda de peso;
- Fraturas e dores nos ossos;
- Insuficiência renal, entre outros.
“Então o paciente muitas vezes tem dor, mas como a dor nas costas é uma queixa comum, passa por vários médicos e toma vários remédios antes de chegar ao diagnóstico”, explica Nelson Hamerschlak, hematologista e hemoterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein.