O colesterol é frequentemente visto como algo negativo e associado a questões de saúde, mas a verdade é que existe muita desinformação ao seu redor. Na realidade, o colesterol sozinho não é nenhum vilão do organismo.
Na realidade, ao contrário do que muita gente pensa, a presença de colesterol no corpo é necessária. O problema acontece apenas quando a quantidade de colesterol se apresenta de forma exagerada, o que pode causar bloqueios ao fluxo sanguíneo.
Talvez você se lembre que existem dois tipos de colesterol no corpo: o HDL, frequentemente chamado de “colesterol bom”; e o LDL, frequentemente chamado de “colesterol ruim”. Mas qual a diferença entre eles?
O HDL é responsável por levar a gordura ao fígado, onde ela é metabolizada e eliminada do corpo. Já o LDL é responsável por levar a gordura aos vasos sanguíneos, onde elas muitas vezes se acumulam e viram um problema – daí a fama de “ruim”.
Portanto, o verdadeiro problema do colesterol é o excesso e alguns fatores podem levar a isso. Especialistas esclarecem que o cuidado com a alimentação desempenha um papel muito importante, mas também a prática de exercícios físicos.
Além disso, o cuidado com a saúde precisa ser encarado como multidisciplinar. Ou seja, não adianta tomar muito cuidado de um lado e cuidado nenhum do outro. Para manter um estilo de vida saudável, é importante estar pronto para tomar cuidados e fazer escolhas inteligentes.