A panela de pressão é uma queridinha dos brasileiros e esse é um fenômeno facil de entender. Esta ferramenta facilita e agiliza o cozimento de muitos alimentos, se tornando uma arma na mão de quem cozinha todo dia.
Embora seja um artigo muito presente na vida dos brasileiros, esse tipo de panela também é fonte de medo para muita gente que já ouviu histórias de explosão. Mas será que é realmente necessário ter medo?
Panelas de pressão, como o nome sugere, operam a partir do uso da pressão em seu favor. Por meio da válvula presente na tampa, essas panelas conseguem elevar a temperatura interior com mais rapidez e, consequentemente, cozinham os alimentos mais rápidos.
Casos de acidente geralmente envolvem problemas que poderiam ser evitados como entupimento da válvula ou uso da panela de forma equivocada. Então a primeira dica é sempre manter a manutenção da sua panela de pressão em dia.
Segundo, é importante saber que alguns alimentos não devem ser cozidos na panela de pressão, como por exemplo:
Leite condensado em caixinha
Você deve conhecer a receita de doce de leite feito a partir de leite condensado cozido, certo? Mas isso só pode ser feito com o leite condensado em lata; nunca coloque uma caixinha dentro da panela de pressão.
Bebidas gaseificadas
Independente do que você estiver pensando em cozinhar, não adicione produtos gaseificados na panela de pressão. A liberação de gases pode aumentar a pressão no interior da panela e causar explosões.
Carnes em grandes pedaços e congeladas
Existem muitas formas de descongelar carnes, mas a penal de pressão não é uma delas. Fazer isso, especialmente com a carne em grandes pedaços, pode causar acidentes porque a carne pode inchar e aumentar o volume tolerado pela sua panela.
Ervilha seca, aveia ou cevada
Alguns grãos, quando cozidos, podem liberar gases. A ervilha é um excelente exemplo de grão que não deve ir na panela de pressão. A liberação de gases pode causar a explosão da panela.