Muitos problemas podem comprometer o bem-estar e causar um verdadeiro sentimento de frustração, mas poucas condições causam tanto desconforto quanto a enxaqueca. Essa é uma dor incapacitante que pode durar por horas e nem sempre medicamentos ajudam a controlar as crises.
Por se tratar de um problema com origem no desequilíbrio químico, a enxaqueca não é facilmente resolvida com o uso de analgésicos. Algumas crises podem durar mais do que um dia inteiro e ainda podem ser acompanhadas de tontura, vômitos, vertigem e outros sintomas.
É claro que, assim como outros problemas de saúde, a enxaqueca também pode estar associada e outros fatores, inclusive por hábitos do dia a dia. Mas a alimentação também desempenha um papel importante em relação as crises.
Existem alimentos que são prejudiciais para as crises de enxaqueca, inclusive em relação a intensidade. Um dos grandes vilões da enxaqueca, e que muita gente sabe, é o café. Mas não para por aí.
Chocolate, carne de porco, derivados de leite, frutas cítricas, queijo maturato, vinho tinto, cerveja e bebidas alcoolicas em geral. Mas não só os alimentos podem influenciar, como alguns dos aditivos encontrados em alimentos processados.
Nessa categoria se incluem o glutamato monossódico, aspartame, nitrato de sódio, diversos tipos de corante. Para saber se o alimento possui algum desses aditivos, basta olhar atentamente a lista de ingredientes na embalagem.
Se você suspeita sofrer de enxaqueca, consulte um médico para confirmar o diagnóstico e traçar um plano de tratamento.