De acordo com matéria publicada no portal Terra, Vladmir Putin – presidente da Rússia fez um discurso na última quinta-feira (7), no qual afirma que a invasão à Ucrânia ainda não teve início de forma séria.
O líder russo ainda voltou a fazer ameaças ao Ocidente. Putin acusou nações aliadas aos Estados Unidos da América (EUA) de agressões a Moscou (capital russa) há décadas. E, afirmou que caso algum país tente guerrear com a Rússia, isso seria ainda mais maléfico à Ucrânia. Essas informações são da Reuters – agência de notícias britânica, que é considerada a maior do gênero no mundo.
Ele ainda disse que tudo está caminhando para que se intensifique a guerra na Ucrânia. “Fomos informados por diversas vezes que países do Ocidente querem lutar contra nós até o último ucraniano. E isso seria uma tragédia para o povo deste país, porém é isso que está se encaminhando”, frisa.
Já sobre propostas de paz, Putin afirma que não abandonou as tratativas, mas conforme a guerra se intensifica, mais complicado é para chegar a um acordo.
Por fim, ele citou sobre sanções impostas pelo Ocidente contra o seu país. Destacou que isso não afetou a Rússia como se era esperado. Para se ter um exemplo, empresas multinacionais como McDonalds e Netflix encerraram suas atividades no país. E no final de junho, o Grupo dos Sete (G7) composto pelos países mais industrializados do mundo, anunciou novas sanções ao governo russo.
G7 é composto por: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.