Nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, foi registrado que 16 estados tinham algum bloqueio ou alguma tentativa de paralisação em suas rodovias. Se tratam de protestos de caminhoneiros que acontecem no Brasil inteiro. A situação causa alerta visto que alguns postos já registraram que estão sem combustível. Além disso, a paralisação dos caminhoneiros afeta toda a chegada de mercadoria no país.
O movimento está sendo realizado por caminhoneiros autônomos. A grande maioria se declara a favor do atual governo do Brasil, o de Jair Messias Bolsonaro e alguns concordam com suas falas, como a de que o Supremo Tribunal Federal (STF) precisa ser fechado. Os motoristas ainda pedem para que os impostos sejam reduzidos e que o preço da gasolina fique menor.
Um registro feito pelo Ministério da Infraestrutura demonstra que a situação se espalhou rapidamente. Primeiramente, foram registradas greves em apenas quatro estados. Após algumas horas, este número passou para 14. Já no período da noite, o número era de 16.
Todos os estados da região Sul haviam registrado greve. Todos os estados da região sudeste também registraram o acontecimento. Da região norte, Pará, Roraima, Rondônia. Da região nordeste, Tocantins, Bahia e Maranhão. Da região centro-oeste, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Em Santa Catarina, estava registrado mobilização em ao menos 16 pontos. Enquanto no Espírito Santo, é observada essa situação em ao menos dez pontos.