Foi confirmada a morte de Yevhen Malyshev, jovem biatleta ucraniano de apenas 19 anos. O garoto não competia desde 2020, em função da pandemia da covid-19, mas foi convocado pelo exército ucraniano para defender o país.
Malyshev, assim como a maioria dos homens ucranianos, se viu obrigado a defender o país. A Ucrânia tem sido palco de uma disputa sangrenta desde que a Rússia começou ataques contra o país. A morte do rapaz foi confirmada.
“O Comitê Executivo da União Internacional de Biatlo expressa suas mais profundas condolências pela perda do atleta ucraniano de biatlo Yevhen Malyshev, morto nesta semana servindo o exército da Ucrânia“, afirmou a entidade em comunicado.
Malyshev era visto como uma verdadeira promessa do esporte no país. O garoto se destacava desde as categorias júnior e vinha afastado das competições, em grande maioria suspensa desde o começo da pandemia da covid-19.
A situação da Ucrânia é muito delicada e inspira total atenção do mundo. O país, segundo afirmações russas e pronunciamentos ucranianos, já perdeu o controle da segunda maior cidade de seu território, Kharkiv.
A Ucrânia segue resistindo como pode, mas também conduz encontros com representantes russos em busca de um cessar fogo. De um lado, a Russia acusa a Ucrânia de nazismo e critica as intenções do país em firmar aliança com OTAN e União Europeia. Do outro lado, a Ucrânia acusa a Rússia de terrorismo desde que teve seu território brutalmente atacado e invadido pelo país.