Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um medicamento para combater a COVID-19. O remédio é conhecido como Remdesivir e se trata de um antiviral. Este é o primeiro medicamento no Brasil a ter sua recomendação declarada pelo órgão para tratar o novo coronavírus.
Além da concessão do medicamento, a Anvisa autorizou o registro definitivo da vacina da Universidade de Oxford, chamada de AstraZeneca. Desta maneira, a vacina já está liberada para o uso da população.
Raphael Sanchez, funcionário da Anvisa e responsável pela qualidade dos medicamentos, contou que a maior expectativa do órgão é que o remédio possa ser fornecido com segurança, eficácia e com qualidade, para auxiliar as pessoas que foram cometidas pela doença.
Ademais, forneceu novas informações sobre o medicamento que recebeu a aprovação. Ele será comercializado com o nome de Veklury, no formato de pó para solução injetável. O seu prazo de validade será de 36 meses.
A indicação é que o medicamento seja utilizado por pessoas maiores de 12 anos de idade e com o peso superior a 40kg. Ele é recomendado para aqueles que estão com pneumonia e que precisem de suplementos de oxigênio.
O Remdesivir deve ser utilizado por no máximo dez dias e no mínimo cinco dias. A dose é única no primeiro dia, sendo administrado 200mg. No segundo dia, essa dosagem é reduzida para 100mg.
A esperança é que o medicamento seja realmente eficaz para reduzir a quantidade de espera por leitos.