A primavera começa no hemisfério sul exatamente às 10h31 desta terça-feira (22) e vai até o dia 21 de dezembro às 7h02 (horário de Brasília). Esse período é conhecido como a estação das flores e é um dos mais coloridos do ano.
A previsão é de que essa mudança de estação promova chuvas na maior parte do país, exceto no Nordeste. O tempo chuvoso ajuda a apagar os incêndios florestais que estão devastando o Pantanal no Centro-Oeste e já alcançaram tristes marcas históricas. No Sudeste, a previsão é de que a chuva seja um pouco mais pesada.
A previsão para o Centro-Oeste aponta algumas irregularidades nas chuvas para os próximos três meses, permanecendo acima da média. Já a temperatura deve ultrapassar o usual ao longo dos meses.
Enquanto isso, no Norte a previsão indica áreas com probabilidade de chuvas acima do normal, exceto na parte mais ao norte da região onde a tendência é um número menor de chuvas. A temperatura deve ficar acima da média.
No Nordeste as chuvas são próximas do esperado ou acima deles em algumas áreas, já a previsão é que a temperatura seja elevada. O Sul também tem chuvas abaixo da média para toda a região e temperaturas ligeiramente mais altas.
Por fim, o Sudeste tem previsões animadoras quanto às chuvas, uma vez que se prevê chuva acima do número esperado em grande parte da região. A previsão da temperatura é que elas estejam abaixo da média, graças a esse período chuvoso e tão esperado pelos moradores do Sudeste do Brasil.