O sistema carcerário brasileiro impõe uma série de regras aos detentos, como acontece também mundo afora, e uma dessas regras é que os detentos não podem fazer uso de aparelhos eletrônicos. No entanto, alguns casos mostram que a regra não é tão respeitada assim.
Um caso bizarro no Rio de Janeiro acabou viralizando nas redes sociais. Um detento que cumpria pena no Presídio Dalton Crespo, localizado na cidade de Campos dos Goytacazes, começou a ganhar seguidores no Tik Tok.
A rede social cresceu muito nos últimos anos e concentra vídeos curtos, que podem abordar uma infinidade de temas. O que chama a atenção é que o homem postava vídeos com frequência mostrando o dia a dia dentro da cadeia.
Ao descobrir sobre a situação, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária requisitou uma vistoria no presídio campista e determinou a transferência do preso para um presídio de segurança máxima.
“O mesmo sofrerá as devidas sanções disciplinares e será encaminhado, nesta terça-feira (2), para a Penitenciária de segurança máxima Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1), no Complexo de Gericinó”, disse nota da secretaria.
A vistoria resultou na apreensão de 17 aparelhos telefônicos, além de 13 chips de operadora e outros itens não permitidos, inclusive drogas. O caso acabou viralizando nas redes sociais, embora a identidade do preso não tenha sido divulgada.
Para se ter ideia, no perfil do detento o vídeo mais acessado acumulava mais de 130 mil visualizações.