Presidente da Samsung, Lee Kun-hee morre aos 78 anos

A saúde do presidente estava debilitada desde maio de 2014, quando sofreu um ataque cardíaco e precisou ser hospitalizado.

Lee Kun-hee é o grande nome responsável pelo império no qual se tornou a Samsung. A empresa, que nasceu como um simples negócio de família é hoje uma das maiores do ramo da tecnologia, estando presente em diversos países do mundo.

Kun-hee estava na companhia de familiares e já estava internado. A saúde do presidente estava debilitada desde maio de 2014, quando sofreu um ataque cardíaco e precisou ser hospitalizado. Kun-hee também era sobrevivente de um câncer no pulmão, do qual se curou nos anos 90.

Kun-hee não fundou a Samsung, foi seu pai Lee Byung-chull quem criou a empresa. No entanto, coube ao filho torná-la uma das maiores marcas nacionais, tornando-se um dos maiores conglomerados do mundo.

Para se ter ideia, de acordo com a Bloomberg, Kun-hee era o homem mais rico da Coréia do Sul, com uma fortuna superior a 20 bilhões de dólares. Mas nem só de sucesso e orgulho a história do magnata se escreveu, ele também se envolveu com escândalos de corrupção.

Entre os anos de 2008 e 2013, por exemplo, ele foi acusado de sonegar impostos e pagar propina ao então presidente Lee Myung-bak para obter perdão das dívidas. Lee Jae-yong, filho de Kun-hee, assumiu a empresa em meio aos escândalos do pai. No entanto, também se envolveu em problemas com a Justiça e acabou condenado pelo mesmo crime que seu pai.

Apesar dos escândalos, o empresário continuou sendo um dos nomes mais influentes do país, assim como a Samsung.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.