Nelson Piquet se envolveu em uma grande polêmica após se referir à Lewis Hamilton como “neguinho”. Piquet dava entrevista à Ricardo Oliveira, quando comentou sobre dois acidentes da F1, um no qual Hamilton estava envolvido.
Várias vezes, quando se referia à Hamilton, Piquet usou a palavra “neguinho”. No português, a expressão possui raízes racistas e é geralmente usada de forma pejorativa. No caso envolvendo o maior piloto da atualidade, que figura a lista de maiores do mundo, Piquet recebeu ainda mais criticas.
Em comunicado enviado a imprensa, Piquet se mostrou preocupado com a maneira como a expressão tem sido traduzida no exterior. Piquet não menciona, mas se refere a alguns portais que traduziram a palavra “neguinho” para “nigger” ou “nigga”. Ambas as palavras são racistas, mas a expressão em inglês possui uma contextualização histórica ainda mais sensível que a brasileira.
Embora as palavras não sejam equivalentes, ambas possuem raízes racistas e a situação não se tornou mais fácil para o brasileiro depois que, em português, o próprio Hamilton respondeu. O inglês destacou que é preciso mudar a “mentalidade” e ressaltou que se trata mais do que linguagem.
Na nota, Piquet afirma que a palavra usada (“neguinho”) é aplicada “de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa‘” e que “nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções“.
O brasileiro ainda afirma “me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto“. O brasileiro destaca, mais uma vez, o erro de tradução e conclui afirmando que “discriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso“.