A prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um alerta sobre o aumento do número de casos de leptospirose. A cidade confirmou já ter registrado uma morte pela doença e outros 19 casos.
O secretário da pasta, Marcus Curvelo, explicou que ainda existem outros 112 casos suspeitos. Curvelo destacou que a onda de casos esta relacionado as enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade.
“Temos reforçado os alertas, principalmente, por conta das chuvas que atingiram a cidade nos dias 15 de fevereiro e 20 de março. Isso porque, os sintomas podem aparecer até 30 dias depois do contato com a água e lama das enchentes“, afirmou.
Os sintomas da doença envolvem dor de cabeça, febre e dor no corpo. A orientação é para que os moradores procurem atendimento médico assim que os primeiros sintomas sejam percebidos. O comunicado ainda destaca que a doença não possui vacina.
A situação da cidade tem sido cada vez mais dramática. Depois das chuvas que mataram mais de 200 pessoas, a cidade tenta se reconstruir. Petrópolis acaba de sair de uma greve dos rodoviários, que interrompeu a circulação de ônibus por dois dias, e agora lida com um possível surto de leptospirose.
Para os moradores, fica o alerta sobre a suspeita da doença. Em caso de sintomas, a recomendação é procurar imediatamente atendimento médico para passar por avaliação médica e realização de exames, caso seja recomendado.