Praticamente todo mundo já teve uma gripe, alergia ou resfriado persistente que faz com que o nariz fique escorrendo sem parar. Geralmente um antialérgico é o suficiente para reduzir a intensidade dos sintomas e seguir a vida sem maiores preocupações.
Este infelizmente não foi o caso do americano Gregory Phillpotts, que passou mais de 5 anos com o nariz escorrendo sem saber do que se tratava. Os médicos chegaram a diversos diagnósticos errôneos tais como alergia, bronquite e pneumonia.
Após 5 anos de diagnósticos incorretos e sem melhoras em seu quadro, Gregory retornou mais uma vez ao hospital, desta vez para receber o inusitado diagnóstico que viria a estar correto: Ele estava sofrendo de vazamento de fluído cerebral.
A condição acontece quando são causados danos à meninge que é uma membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. O espaço entre a membrana e o cérebro é preenchido por um líquido que tem a função de amortecer o cérebro de eventuais impactos contra as paredes do crânio.
O vazamento de fluido cerebral apresenta alguns sintomas aos quais se pode atentar caso se esteja com vazamento nasal persistente e duradouro:
- Dor no pescoço;
- Tontura;
- Gosto de metal na boca;
- Função visual prejudicada;
- Coriza;
- Nevralgia (forte dor nos nervos);
- Dormência e fraqueza dos músculos faciais;
- Fortes dores de cabeça;
- Cólicas;
- Náusea e vômito;
- Fadiga;
- Deficiência auditiva;
- Zumbido nos ouvidos.
- Lacrimação;
- Tosse persistente.
Preste atenção nos sintomas acima, caso você tenha algum deles de maneira persistente procure um médico de confiança. Faça exames períodicos e preventivos por pelo menos uma vez ao ano.