Existem muitas coisas que são comuns na casa do brasileiro e até se tornaram piada por isso. São coisas que você pode encontrar na casa de qualquer família, independente da condição financeira, religião, estado…
Uma dessas coisas, sem dúvida, é a presença de uma lixeira sobre a pia da cozinha. Trata-se de um item pensado para facilitar a vida de quem esta cozinhando, já que ali você pode descartar cascas de legume, cascas de ovos, etc, sem precisar se deslocar até a lixeira principal.
No entanto, embora seja um item super comum e facilmente encontrado, ele não é exatamente higiênico. Neste aspecto, a lixeirinha de pia pode ser uma verdadeira vilã na saúde e você já vai entender porque.
A presença da lixeira significa que você esta mantendo lixo perto do local onde manuseia comida, o que já é ruim por si. Além disso, a lixeira causa mau cheiro na pia da cozinha, além de favorecer o cultivo de fungos, mofo e bactérias.
Outro ponto delicado é que as lixeiras acabam atraindo insetos, especialmente moscas, que vão pousar sobre seus talheres, pratos, copos, panelas e outros utensílios, espalhando germes e te tornando mais vulnerável a contaminações.
Se você realmente não quer, ou não pode, abrir mão da lixeira da pia, é preciso adotar hábitos de limpeza cuidadosos. A lixeira precisa ser lavada diariamente, além disso você também precisa manter o canto dela bem limpo na pia.