A temperatura caiu drasticamente nos últimos dias em muitas regiões do Brasil, em São Paulo, por exemplo, no último sábado (22), os termômetros registraram 8,2ºC, sendo listado como o dia mais frio do ano até aqui.
Essa baixa na temperatura pode ter causado a morte de duas pessoas em situação de rua, de acordo com os registros da Polícia Militar, um corpo foi encontrado no Centro de São Paulo nas primeiras horas da manhã deste sábado.
Antes desse, um outro corpo foi encontrado sem vida em uma barraca na Praça da Sé, em ambos os casos, a suspeita é de que o frio intenso e congelante da madrugada tenha sido a causa dos falecimentos.
Segundo informou a ONG Movimento Estadual da População em Situação de Rua, no centro de São Paulo, com essas duas desse sábado, já somam 4 vítimas do frio.
Em contrapartida, a SSP de São Paulo disse em nota que desconhece registros de outras mortes com as mesmas características e informou que todos os casos serão investigados, os exames necroscópicos já foram solicitados.
Ao ser entrevistada, Alecsandra, que é moradora de uma dessas barracas no centro, disse que “não é de coronavírus, é de fome e de frio que está morrendo gente”.
A notícia dos óbitos causou comoção na população em geral, a prefeitura informou ainda que durante esses dias frios, estão sendo distribuídos cobertores e barracas às pessoas em situação vulnerável.