Na tarde do último sábado (14), o jovem instrutor de Surf, Matheus Ribeiro, foi alvo de uma falsa acusação de roubo. O rapaz estava em sua bicicleta elétrica, no Leblon, Rio de Janeiro, quando foi abordado por um casal de jovens brancos.
Em sua publicação nas redes sociais, Matheus deixa claro não ter dúvidas sobre a motivação da atitude dos dois. Para o instrutor de surf, o casal agiu motivado por racismo. Em choque com o que estava acontecendo, Matheus filmou o casal no momento em que ambos se dão conta de que ele não havia roubado a bicicleta.
Nas redes sociais, Matheus relatou que foi abordado pelo casal, que insistiam que ele teria roubado a bicicleta e o rapaz, identificado como Tomás Oliveira, chega a colocar a chave do cadeado na bicicleta de Matheus, quando percebe o engano.
“Um preto numa bicicleta elétrica? No Leblon? Isso encabula o racista. Eles não conseguem entender como você está ali sem ter roubado dele, não importa o quanto você prove”, se revolta o atleta.
Depois do desabafo, o caso ganhou repercussão e Matheus compareceu à Delegacia e registrou a ocorrência. Mariana Spinelli e Tomás Oliveira foram denunciados por calúnia e agora estão sendo investigados. Os dois negam ter agido por racismo. Ambos foram demitidos nas empresas onde trabalhavam após a repercussão do caso.
Investigando o caso, a polícia conseguiu identificar o verdadeiro responsável pelo roubo da bicicleta de Mariana. O rapaz, Igor Martins Pinheiro, de 22 anos, é de Botafogo, branco e tem várias passagens pela polícia.