O desaparecimento do jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira ganhou repercussão em todo o mundo, os dois foram vistos com vida no último dia 5 de junho, e desde então a imprensa de todo mundo vem cobrando uma posição do governo brasileiro sobre o paradeiro deles.
Neste domingo (12), várias equipes de buscas trabalhavam na região de Atalaia do Norte, localizada no Vale do Japeri, no Amazonas, onde os dois homens teriam desaparecido e encontraram alguns objetos que estavam amarrados em uma árvore submersa em uma área da floresta inundada pela água, conhecido como igapó.
Foram encontrados uma mochila, sandálias, documentos, pares de botas, calça preta, um notebook, 1 cartão de saúde, roupas, livros, entre outros. Segundo a Polícia Federal os objetos encontrados pertencem a Dom Phillips e a Bruno Pereira.
Todo o material encontrado será encaminhado para a perícia, neste domingo, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), revelou através de uma nota que foi localizada uma embarcação que seria de Amarildo da Costa Oliveira, vulgo ‘Pelado’, que é suspeito no desaparecimento do jornalista e do indigenista.
Uma testemunha afirmou ter visto ‘Pelado’ carregar uma espingarda e fazer um cinto com munições, logo após que Bruno e Dom Phillips deixarem a comunidade São Rafael, de onde partiram rumo à Atalaia do Norte, quando foram vistos com vida pela última vez.
Pelado está preso e a Polícia Federal continua investigando o caso.