A motivação do crime que teria tirado a vida de três crianças moradoras da Baixada Fluminense foi revelada. O caso ficou conhecido como ‘Os meninos de Belford Roxo’. E informações divulgadas pelas autoridades dizem que o motivo teria sido uma gaiola com passarinho. Os meninos são Lucas Matheus da Silva, 8 anos, Alexandre da Silva, 10 anos, e Fernando Henrique Ribeiro, 12 anos.
De acordo com testemunhas que participaram das investigações, as crianças acabaram se desentendo com um traficante da comunidade de Castelar, local em que viviam, após terem pego um pássaro que seria pertencente ao criminoso.
Desde que as autoridades começaram a investigar o caso, ao que tudo indicava, tinha alguma relação com o tráfico de drogas existente naquela região. E nove meses após o caso, a Polícia Civil afirma que as crianças morreram por conta de um pássaro. Os traficantes teriam mandando que a morte delas acontecesse. Os corpos dos três continuam desaparecidos.
Embora os meninos não tenham sido localizados, as autoridades pretendem encerrar o inquérito em breve. As buscas não irão mais ser prioridade.
Lucas e Alexandre da Silva eram primos. Eles estavam acompanhados do amigo Fernando quando desapareceram. A última vez que foram vistos foi durante a Feira da Areia Branca. Eles tinham a intenção de comprar ração para pássaro.
Quando o sumiço dos meninos foi notado por seus familiares, a vida deles se resumiu em tentar achar os desaparecidos.
O caso gerou repercussão.