A Polícia do Texas, nos Estados Unidos, está sob fortes críticas da população. Na última terça-feira, 21 pessoas foram mortas dentro de uma escola na cidade de Uvalde – dentre as vítimas, 19 eram crianças e 2 eram professoras.
Para parte da população, a polícia teve um papel decisivo na maneira como o caso se encerrou. Isso porque policiais cercaram a escola, mas demoraram muito tempo para tomar a decisão de invadir a unidade escolar.
O tempo que a polícia tomou para decidir sobre a hora de agir pode ter sido decisivo no que diz respeito a como tudo chegou ao fim, é o que muitos pais e responsáveis tem defendido ao longo dos últimos dias.
Agora, pela primeira vez, a polícia admitiu que errou em sua tomada de decisão. A declaração foi feita pelo coronel Steven McCraw, diretor do Departamento de Segurança Pública do Estado, em coletiva de imprensa.
“A decisão foi feita na cena do crime. Claro que foi uma decisão errada, não há desculpa para isso“, declarou. O coronel, apesar de admitir o erro, também tentou explicar a perspectiva dos policiais.
Segundo as investigações, os policiais levaram 1 hora para entrar na escola. Durante o período em que estavam do lado de fora, segundo McCraw, acreditava-se que o atirador não estava mais atirando.
McCraw afirmou que o atirador disparou mais de 100 vezes dentro da escola. As crianças tinham todas entre 7 e 10 anos.