Pix sofre mudanças que começam a valer no segundo dia de 2023; veja novas regras

Modalidade de transferência de dinheiro é um dos mais populares atualmente.

Neste último ano de 2022 o Brasil recebeu no mês de fevereiro um novo sistema de pagamento instantâneo que foi criado pelo Banco Central do Brasil. O Pix desde então vem fazendo sucesso entre os brasileiros de todas as classes sociais.

Por ser rápido, fácil e acessível a todos os brasileiros rapidamente o novo sistema teve uma grande adesão pela população.

O Pix é considerado uma das maiores inovações vistas nos últimos anos no setor de bancos. Entretanto, junto com este avanço significativo, vimos uma nova onda de golpes envolvendo o novo sistema de transferências.

Criminosos se aproveitaram de algumas das funcionalidades do sistema de pagamentos para roubar o dinheiro das pessoas. Uma dessas funcionalidades é a rapidez na transferência do dinheiro e a outra é que as transações acontecem 24 horas por dia.

Até mesmo nos finais de semana e feriados o sistema segue operando normalmente.

Porém, a partir desta segunda, dia 2 de janeiro de 2023, novas regras passaram a vigorar no sistema de pagamento Pix. As novas regras mudaram alguns limites que antes eram impostos às transferências.

A partir de hoje, dia 2, será permitido transferir todo o limite diário em apenas uma única operação. Por exemplo, se antes uma pessoa tivesse um limite de transação de 1000 reais e um limite diário de 3000 reais era necessário fazer 3 operações de 1000.

Agora, com apenas uma já poderá transferir todo o limite diário.

Outra mudança é o horário noturno de operação. Antes, entre às 20h e às 6h da manhã o limite de transação é reduzido para se evitar ações criminosas. A partir de hoje, este horário em que o limite é reduzido ficará à cargo do cliente.

O próprio cliente do banco poderá definir os horários em que as transações ficarão com um limite reduzido.

Escrito por

Paulo Machado

Colunista de portal de notícias dedicado a TV e Famosos, Curiosidades, Saúde Natural e Bem-estar, Finanças e Política Brasileira