Banhistas das cidades de Clevelon e Weston-super-Mare, na Inglaterra, estão sob alerta e com medo de entrarem em lagos das cidades. Isso porque a região está sob suspeita de infestação de “piolhos do mar”, que podem ser perigosos, embora não ofereçam riscos de morte.
A suspeita começou depois de relatos de banhistas que afirmam terem sentido picadas enquanto nadavam. Além disso, alguns banhistas começaram a apresentar vermelhidão nas áreas onde acreditam terem sido picados.
Esses animais são da classe dos crustáceos e costumam ser parasitas de peixes. Em seres humanos, podem penetrar na pele e se alimentar da carne humana. Banhistas relatam ter encontrado insetos semelhantes a piolhos em suas roupas.
Em função do problema, as autoridades recomendaram que os banhistas evitem os lagos enquanto a maré não subir. Mas esse não é o único problema presente nos lagos, especialmente no lago da cidade de Clevelon.
Há duas semanas, a bandeira vermelha, que indica a baixa qualidade da água, foi colocada no local. Isso porque foi identificada a presença da bactéria e.coli na água, o que pode gerar contaminação dos banhistas.
A alta da maré permite que a água do lago seja “trocada”, o que pode resolver os problemas. Por conta disso, os banhistas devem evitar entrar na água até a alta da maré. Apesar da situação dos piolhos ser desagradável, em geral eles não oferecem risco de vida, mas podem causar desconforto na pele.